Provas do reacionarismo de Chico Xavier

JAIR BOLSONARO E CHICO XAVIER SÃO COMPARÁVEIS PELAS FORTES SEMELHANÇAS NA FORMA COMO SE ASCENDERAM E NO CONSERVADORISMO DE SUAS IDEIAS.


O episódio da menina de 10 anos de São Mateus (ES), estuprada durante quatro anos e recentemente engravidada, que quase não fez aborto - autorizado pela Justiça capixaba - porque pessoas que se diziam "cristãs" queriam impedir a tarefa, proibida por seu fundamentalismo religioso, nos faz pensar a respeito do moralismo religioso.


Devemos considerar que o "espiritismo" brasileiro, e a própria pessoa de Francisco Cândido Xavier, é dotado de ideias profunda e surpreendentemente conservadoras, que fazem com que o legado original da Doutrina Espírita desse lugar a uma repaginação do Catolicismo medieval, que no Brasil foi introduzido pelos jesuítas no período colonial, entre os quais o padre Manuel da Nobrega, que os "espíritas" brasileiros consideram ser o mensageiro espiritual Emmanuel.


Espiritismo progressista só existe no francês e no original. Mesmo as atuações de uns poucos indivíduos, como Sérgio Aleixo e Dora Incontri, se inspiram mais na doutrina kardeciana original, portanto a francesa e não a suposta versão brasileira que já nasceu catolicizada e com preferência ao Roustanguismo.


Tentar enxertar, no espiritismo progressista, uma pessoa retrógrada e ultraconservadora como Chico Xavier é um contrassenso, até porque ele foi um precursor de tudo de ruim que hoje mancha o chamado "kardecismo", sendo pioneiro da literatura fake, abertamente permitida mesmo quando, no Brasil, se considera discutir e combater as fake news.


Chico Xavier, erroneamente foi creditado pelas esquerdas como "alma-gêmea" do ex-presidente Lula, era na verdade um ultraconservador mais radical que seu discípulo Divaldo Franco, para desespero dos que ainda definem o "carteiro de Deus" como "progressista", apenas por vínculos superficiais às ideias de "paz, fraternidade e caridade" (sob os mesmos padrões de Luciano Huck).


O "bondoso médium" mineiro era radicalmente contra o aborto. Devoto da Teologia do Sofrimento, achava preferível que a gestante corresse riscos  para salvar o feto. Chico Xavier também glamourizava as mortes prematuras, ignorando que as pessoas que morrem cedo deixam incompletos ou mesmo impedidos seus projetos de vida, deixando de dar uma colaboração valiosa para a humanidade atrasada que existe no Brasil.


As ideias retrógradas de Chico Xavier, que o fazem quase igual a Jair Bolsonaro com exceção do porte de armas e da violência física (que o "médium" reprovava), são explícitas e essa realidade não pode ser vista como questão de opinião. Não se trata de fulano dizer "eu achei as ideias do médium um tanto conservadoras, me desculpem". São fatos, coisas que até agora as esquerdas fazem vista grossa, pois não há um comunicado sequer, mesmo em setores menos deslumbrados do nosso esquerdismo.


Um texto do blog Charlatães do Espiritismo mostra que o ultraconservadorismo xavieriano não é um caso de interpretação opinativa nem especulação de terceiros. As ideias vêm do próprio "médium", mesmo que envolvam "assinaturas espirituais" como Emmanuel, o suposto espírito que, se de fato atuou com Chico Xavier, este afirmava concordar com tudo o que seu "mentor" dizia e determinava.


Portanto, neste texto que reproduziremos, a prova do reacionarismo de Chico Xavier é contundente, mesmo quando ele tenta parecer gentil, como no caso do homossexualismo (hoje causa LGBTQ). Aspectos como o trabalho servil e a "cura gay" são identificados nas próprias ideias de Xavier. 


Sob a "cura gay", essa tese, por mais absurda que pareça, é verdadeira: Chico Xavier pedia "respeito aos homossexuais", mas afirmava que eles eram "emocionalmente confusos" e precisariam ser reeducados para aceitar a condição de gênero determinada por Deus através do nascimento. Ou seja, se uma mulher reencarnou homem, ela que deveria se adaptar à nova condição masculina, e não tentar, através do homossexualismo ou das cirurgias transgênero, retornar à condição genésica anterior.


O único aspecto não apresentado no texto abaixo é a Escola Sem Partido, mas Chico Xavier mostrou evidências de que defendia o mesmo projeto educativo dessa causa, porque o "médium" sentia horror a senso crítico, a debates e a questionamentos. Vamos ao texto:


Provas do reacionarismo de Chico Xavier


Por Groucho Lenin - Blog Charlatães do Espiritismo


Diante dos problemas que se observa relacionados ao fenômeno Jair Bolsonaro, que se ascendeu a partir da propagação de fake news, temos que sair questionando o "médium" Francisco Cândido Xavier, cuja imagem adocicada e idealizada, motivada pela fascinação obsessiva que submete muitos à adoração cega a ele.


Chico Xavier foi uma figura reacionária até o fim. Ele defendia ideias retrógradas, só teve o artifício de usar palavras bastante cautelosas e atraentes. Seus artifícios o fizeram parecer "progressista" até se ele fosse defender valores análogos às reformas trabalhistas.


Setores das esquerdas sentem uma fascinação perigosa por Chico Xavier, ignorando que ele era uma pessoa conservadora. Que ridículo não cairiam os esquerdistas se, ao adorarem Chico Xavier, porque ele pouco se importaria, por exemplo, se o empregado fosse trabalhar 12 horas por dia em troca de um salário de fome. Para ele, o que importa é "servir, seja que condição for, mesmo na situação mais humilhante e sob pequenos benefícios, porque servir já é uma bênção de Deus".


Já houve casos de condições de trabalho humilhantes dadas por Alamar Régis Carvalho, já falecido, palestrante "espírita" que adorava muito Chico Xavier. Ele empregava pessoas e pagava atrasado, só garantindo o dinheiro do almoço, desde muito antes de Michel Temer realizar a tal "reforma trabalhista", e Alamar não pôde viver para assistir à chegada do emedebista ao poder.


Sim, esquerdistas. Chico Xavier era reacionário e o pensamento desejoso tenta realizar altos dribles - talvez ao nível de um Ronaldinho Gaúcho, apoiador de Bolsonaro - , para proteger seu ídolo religioso, adotando, sem saber, posturas anti-esquerdistas como aceitar a justiça seletiva, quando o réu é um "médium espírita", aceitar a literatura fake, quando seu publicador é um "médium" e aceitar até a opressão - o "sofrimento em silêncio" - porque é um conselho de um "médium".


Os esquerdistas e as forças progressistas em geral não têm medo de admitir que Regina Duarte, a belíssima "namoradinha do Brasil", tornou-se uma reacionária de carteirinha, participando de eventos de "Fora Dilma", apoiando o Movimento Brasil Livre e, recentemente, visitando Jair Bolsonaro. E olha que ela é linda e carismática, podendo ter os mais virtuosos dribles do pensamento desejoso para blindá-la e desmentir o reacionarismo.


Chico Xavier nem teve essa beleza toda, seu mito foi moldado à maneira de uma novela da Rede Globo, ele sempre foi abertamente conservador, e as forças progressistas rodopiando e fazendo altos rodeios de pensamento desejoso, a ponto de haver gente chamando ele de "comunista", quando ele era um anti-comunista ferrenho.


Fizemos uma seleção de posturas reacionárias de Chico Xavier, que envolvem racismo, machismo, homofobia e defesa da ditadura militar, posturas que são dissimuladas por supostas atitudes de "respeito" e "consideração", só para não causar reações adversas. No caso do homossexualismo (hoje causa LGBTT), o "respeito" é eufemismo para uma abordagem que trata o fenômeno como uma "doença".


Mas notam-se profundos e lamentáveis preconceitos sociais, que tratam, por exemplo, os homossexuais como "pessoas problemáticas", atribuindo a elas confusão mental, ou tratar negros e índios como "selvagens" ou "ingênuos", a eles cabendo a catequização jesuíta (e medieval). Além disso, o moralismo de Chico Xavier é gritantemente punitivista, que soa até um elogio dizer que suas ideias são medievais, embora isso seja também a constatação de uma verdade, um fato que devia ser indiscutível.


Só que em dados momentos, Chico Xavier passa a se afinar com Jair Bolsonaro. quando tenta amenizar a gravidade da repressão militar, algo que deveria fazer decepcionar os progressistas. Mas aqui temos as provas do reacionarismo do "médium" que, com toda certeza, dificultarão ainda mais os rodopios do pensamento desejoso que tentam fazê-lo uma figura "progressista". Não dá para fazer de um "médium", como de qualquer outra pessoa, um "morador" das fantasias agradáveis.


REJEIÇÃO RADICAL AO ABORTO (prática que as esquerdas defendem em condições como estupro e ameaça à saúde da gestante):


[…] De todos os institutos sociais existentes na Terra, a família é o mais importante, do ponto de vista dos alicerces morais que regem a vida. […] Com semelhantes notas, objetivamos tão só destacar a expressão calamitosa do aborto criminoso, praticado exclusivamente pela fuga ao dever. Habitualmente - nunca sempre - somos nós mesmos quem planifica a formação da família, antes do renascimento terrestre, com o amparo e a supervisão de instrutores beneméritos, à maneira da casa que levantamos no mundo, com o apoio de arquitetos e técnicos distintos. Comumente chamamos a nós antigos companheiros de aventuras infelizes, programando-lhes a volta em nosso convívio, a prometer-lhes socorro e oportunidade, em que se lhes reedifique a esperança de elevação e resgate, burilamento e melhoria. Criamos projetos, aventamos sugestões, articulamos providências e externamos votos respeitáveis, englobando-nos com eles em salutares compromissos que, se observados, redundarão em bênçãos substanciais para todo o grupo de corações a que se nos vincula a existência. Se, porém, quando instalados na Terra, anestesiamos a consciência, expulsando-os de nossa companhia, a pretexto de resguardar o próprio conforto, não lhes podemos prever as reações negativas e, então, muitos dos associados de nossos erros de outras épocas, ontem convertidos, no Plano Espiritual, em amigos potenciais, […] fazem-se hoje - e isso ocorre bastas vezes, em todas as comunidades da Terra - inimigos recalcados que se nos entranham à vida íntima com tal expressão de desencanto e azedume que, a rigor, nos infundem mais sofrimento e aflição que se estivessem conosco em plena experiência física, na condição de filhos-problemas, impondo-nos trabalho e inquietação. Admitimos que seja suficiente breve meditação, em torno do aborto delituoso, para reconhecermos nele um dos grandes fornecedores das moléstias de etiologia obscura e das obsessões catalogáveis na patologia da mente, ocupando vastos departamentos de hospitais e prisões.


(FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER / EMMANUEL. VIDA E SEXO. FEB, 1970)


RACISMO:


"Outra missão era também reunir os sedentos de justiça divina (degredados), os simples de coração (índios), os humildes e aflitos (escravos), para a formação da alma coletiva de um povo bem-aventurado por sua mansidão e fraternidade".


"Os donatários dos imensos latifúndios de Santa Cruz fizeram-se à vela, escravizando os negros indefesos da Luanda, da Guiné e de Angola. Infelizmente, os pobres cativos, miseráveis e desditosos, chegam à pátria do vosso Evangelho como se fossem animais bravios e selvagens, sem coração e sem consciência".


BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO (1938)


MACHISMO:


"A ideologia feminista dos tempos modernos, porém, com as diversas bandeiras políticas e sociais, pode ser um veneno para a mulher desavisada dos seus grandes deveres espirituais na face da Terra. Se existe um feminismo legítimo, esse deve ser o da reeducação da mulher para o lar, nunca para uma ação contraproducente fora dele. É que os problemas femininos não poderão ser solucionados pelos códigos do homem, mas somente à luz generosa e divina do Evangelho". 


O CONSOLADOR (1941)


HOMOFOBIA:


A homossexualidade, hoje chamada também transexualidade, definindo-se, no conjunto de suas caraterísticas, por tendência da criatura para a comunhão afetiva com outra criatura do mesmo sexo, não encontra explicação fundamental nos estudos psicológicos de base materialista mas é perfeitamente compreensível à luz da reencarnação.


Embora a sociedade terrena seja constituída, em sua maioria, por criaturas heterossexuais, o mundo vê, na atualidade, em todos os países, extensas comunidades de irmãos em experiências dessa espécie, somando milhões de homens e mulheres solicitando atenção e respeito, em pé de igualdade ao respeito e à atenção devidos aos heterossexuais.


A vida espiritual pura e simples rege-se por afinidades eletivas essenciais; contudo, através de milênios e milênios, o Espírito passa por fileira imensa de reencarnações, ora em posição de feminilidade, ora em condições de masculinidade, o que sedimenta o fenômeno da bissexualidade, mais ou menos pronunciado, em quase todas as criaturas.


O homem que abusou das faculdades genésicas, arruinando a existência de outras pessoas com a destruição de uniões construtivas e lares diversos, é em muitos casos induzido a buscar nova posição, no renascimento físico, em corpo morfologicamente feminino, aprendendo, em regime de prisão, a reajustar os próprios sentimentos, ocorrendo o mesmo com a mulher que tenha agido de igual modo.


(FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER / EMMANUEL. VIDA E SEXO. FEB, 1970)


"CURA GAY":


ALMYR GUIMARÃES Chico, tem aqui uma pergunta de dona Maria Lúcia Silva Gomes. Pergunta: "Como se explica o homossexualismo e a perturbação no comportamento sexual à luz da doutrina espírita?"


CHICO XAVIER Temos tido alguns entendimentos com Espíritos amigos e notadamente com Emmanuel a esse respeito.


O homossexualismo, tanto quanto a bissexualidade ou bissexualismo como a assexualidade são condições da alma humana. Não devem ser interpretados como fenômenos espantosos, como fenômenos atacáveis pelo ridículo da humanidade. Tanto quanto acontece com a maioria que desfruta de uma sexualidade dita normal, aqueles que são portadores de sentimentos de homossexualidade ou bissexualidade são dignos do nosso maior respeito. E acreditamos que o comportamento sexual na humanidade sofrerá de futuro revisões muito grandes, porque nós vamos catalogar, do ponto de vista de ciência, todos aqueles que podem cooperar na procriação e todos aqueles que estão numa condição de esterilidade.


A criatura humana não é só chamada à fecundidade física, mas também à fecundidade espiritual. Quando geramos filhos, através da sexualidade dita normal, somos chamados também à fecundidade espiritual, transmitindo aos nossos filhos os valores do espírito de que sejamos portadores.


Não nos referimos aqui aos problemas do desequilíbrio nem aos problemas da chamada viciação nas relações humanas. Estamos nos referindo a condições da personalidade humana reencarnada, muitas vezes portadora de conflitos que dizem respeito seja à sua condição de alma em prova ou à sua condição de criatura em tarefa específica.


De modo que o assunto merecerá muito estudo e poderemos voltar a ele em qualquer tempo que formos convidados. Porque nós temos um problema em matéria de sexo na humanidade, que precisaríamos considerar com bastante segurança e respeito recíproco.


Se as potências do homem na visão, na audição, nos recursos imensos do cérebro nos recursos gustativos, nas mãos, na tatilidade com que as mãos executam trabalhos manuais, nos pés; se todas essas potências foram dadas ao homem para a educação, para o rendimento no bem, isto é, potências consagradas ao bem e à luz em nome de Deus, seria o sexo, em suas várias manifestações, sentenciado às trevas?"


(ENTREVISTA DO PROGRAMA PINGA-FOGO, APRESENTADO POR ALMYR GUIMARÃES, TV TUPI DE SÃO PAULO, 28 DE JULHO DE 1971)


SERVIDÃO (COM CARATERÍSTICAS DEFENDIDAS PELA REFORMA TRABALHISTA E PELA REFORMA PREVIDENCIÁRIA DOS GOVERNOS GOLPISTAS):


"RECOMEÇO


Quando o teu próprio trabalho te pareça impossível ...

Quando a dificuldade e sofrimento te surjam a cada passo ...

Quando te sintas à porta de extremo cansaço ...

Quando a crítica de vários amigos te incitem ao abatimento e à solidão ...

Quando adversários de teus ideais e tarefas te apontem por vítima do azar ...

Quando as sombras em torno se te afigurem mais densas ...

Quando companheiros de ontem te acreditem incapaz a fim de assumir compromissos novos ...

Quando te inclines à tristeza e à solidão ...

Levanta-te, trabalha e segue adiante.


Quando tudo reponte no caminho das horas, não te desanimes, porque terás chegado ao dia de mais servir e recomeçar.".


(FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER - DOUTRINA ESCOLA - ATRIBUÍDO A VÁRIOS AUTORES ESPIRITUAIS. EDITORA IDE, 1996)


DEFESA DA DITADURA MILITAR


"Temos que convir (...) que os militares, em 3l de março de 1964, só deram o golpe para tomar o Poder Federal, atendendo a um apelo veemente, dramático, das famílias católicas brasileiras, tendo à frente os cardeais e os bispos. E, na verdade, com justa razão, ou melhor, com grande dose de patriotismo, porque o governo do Presidente João Goulart, de tendência francamente esquerdista, deixou instalar-se aqui no Brasil um verdadeiro caos, não só nos campos, onde as ligas camponesas (os “Sem Terra” de hoje), desrespeitando o direito sagrado da propriedade, invadiam e tomavam à força as fazendas do interior. Da mesma forma os “sem teto”, apoderavam-se das casas e edifícios desocupados, como, infelizmente, ainda se faz  hoje em dia, e ali ficavam, por tempo indeterminado. Faziam isto dirigidos e orientados pelos comunistas, que, tomando como exemplo a União Soviética e o Regime Cubano de Fidel Castro, queriam também criar aqui em nossa pátria a República do Proletariado, formada pelos trabalhadores dos campos e das cidades. Diga-se, a bem da justiça, que os militares só recorreram à violência, ao AI-5, em represália aos atos de violência dos opositores do regime democrático capitalista, que viviam provocando atos de vandalismo, seqüestros de embaixadores e mortes de inocentes".


(ENTREVISTA DO PROGRAMA PINGA-FOGO, APRESENTADO POR ALMYR GUIMARÃES, TV TUPI DE SÃO PAULO, 28 DE JULHO DE 1971)


AI-5 DO BEM: ACEITAÇÃO DO SOFRIMENTO HUMANO E EVITAR O DESABAFO PARA NÃO INCOMODAR A FELICIDADE DOS OUTROS (SUPLÍCIO IMPOSTO PELA DITADURA ÀS CLASSES POPULARES)


— Diz o Evangelho que as nossas provas são um ínício, não um fim… Estamos, dentro delas fazendo um vestibular de promoção espiritual ou ficamos sob determinadas dependências…


O nosso espírito tem que estar ajustado às Leis de Deus. Paciência operosa, esperança ativa não são simples palavras… Podemos estar sofrendo, estar aflitos, mas, se estamos desesperados, criando problemas para os outros com os nossos problemas nós não estaremos atravessando os nossos problemas com as nossas almas ligadas às Leis de Deus… Não estamos liberados só porque sofremos; depende de nossa atitude a vitória que desejamos alcançar. Estejamos com o nosso pensamento em Deus, com a nossa alma a doar de si, sem pensar em si… Vamos podar o sofrimento daqueles que Deus nos deu à convivência, para que eles sejam mais felizes; calar as nossas dores, pacificar o nosso próprio espírito quando tudo nos induz ao desespero (…) Existe algo que nós podemos dar sem termos: é a felicidade! Precisamos aprender a sofrer sem mostrar sofrimento, atravessar dificuldade sem colocá-la na pauta dos outros… Estamos matriculados na prova; vamos ver qual será a nota".


(AS BÊNÇÃOS DE CHICO XAVIER, DE CARLOS A. BACCELLI (*)  (Ed. Didier), 1998)


(*) Carlos Baccelli se afirmou como bolsonarista.